O Programa de Pós-Graduação em Ciências Biológicas – Botânica Tropical (PPGBOT), nasceu da parceira entre a Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA) e o Museu Paraense Emílio Goeldi (MPEG). Foi criado pela CAPES em 2001 e iniciou suas atividades em 2002, com o objetivo de suprir a demanda por pesquisadores qualificados no desenvolvimento de pesquisas fundamentais e aplicadas sobre a biodiversidade vegetal, com ênfase na Amazônia Brasileira.
O PPGBot oferece o título de Mestre e Doutor em Ciências Biológicas, com área de concentração em Botânica Tropical, abordando temas como sistemática, taxonomia, ecologia, conservação e uso sustentável da biodiversidade vegetal da Amazônia. O programa proporciona o aprofundamento de conceitos, métodos e técnicas de pesquisa, além de sólida formação na capacitação dos discentes para o campo acadêmico e científico.
As linhas de pesquisa do programa são:
- Ecologia vegetal, manejo e conservação
- Sistemática e evolução de plantas e fungos amazônicos
O programa procura ajustar a distribuição de projetos entre as linhas de pesquisa para manter o equilíbrio e atender a demandas regionais e nacionais. Os estudos envolvem desde o estudo morfológico e anatômico das plantas e fungos, até assuas relações evolutivas, o monitoramento da biodiversidade, a modelagem ambiental, relação dos povos originários com as plantas, biotecnologia e uma visão sobre o ensino de Botânica numa visão contemporânea e participativa.
A estrutura curricular está atualizada para alinhar a formação dos discentes com as exigências de cada linha de pesquisa, incluindo disciplinas obrigatórias específicas, como “Ecologia, Manejo e Conservação” ou “Sistemática e Evolução de Plantas”. O programa também prioriza experiências práticas e projetos de campo, conectando teoria e prática da pesquisa.
Os egressos do PPGBot atuam como docentes, pesquisadores e profissionais em órgãos públicos, ONGs e empresas, contribuindo para a formulação de políticas públicas e a conservação da biodiversidade.
